Atenta às mudanças no perfil da população brasileira, com o aumento de pessoas idosas, a Prefeitura de Contagem tem um olhar especial para esse público mais maduro. Em Nova Contagem, o Espaço da Prefeitura Bem Viver Luiz Palhares é um centro de referência que integra a rede de Proteção Social Básica à pessoa idosa em Nova Contagem.
Cumprindo agenda nesse sábado (15/7), no local, a prefeita Marília Campos trouxe uma boa nova para todos e todas que foram ao espaço para um café da manhã. Além das atividades já oferecidas, a prefeita anunciou mais dois importantes serviços: a hidroginástica para todos os idosos cadastrados e a fisioterapia, disponível para aqueles que forem encaminhados pelo SUS Contagem. A fisioterapia já está sendo realizada. Os dois serviços eram uma demanda antiga de quem frequenta o espaço. A prefeita adiantou em primeira mão ainda que novos médicos vão chegar à cidade dentro do Programa Federal Mais Médicos para melhorar ainda mais o atendimento na Atenção Primária na cidade e que a Prefeitura está trabalhando para fazer uma revolução radical na saúde do município em breve.
“Os novos serviços atendem a uma forte demanda dos 600 idosos que estão cadastrados aqui e são uma parceria entre o Espaço e a OSC Ágape Fontes de Vida. Seguimos pensando no melhor para a saúde e bem-estar de nossos idosos e também no melhor para toda a população de Contagem.”, falou a prefeita durante o encontro.
De acordo com a diretora do espaço, Veritas Maria Pinto Batista, o local recebe idosos acima dos 60 anos. São oferecidos atividades variadas como aula de ginástica, dança de salão, forró e coral, além de oficinas de artesanato e duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (Eja).
Toda animada logo de manhã, a recicladora, Maria Elizabete Silva Correia, 64 anos, marcou presença no encontro e comemorou as boas notícias. Nas palavras dela “o espaço é maravilhoso, pois ajuda muito a gente. É só gratidão o que tenho a dizer.”
Gratidão também é a palavra mais repetida pela aposentada, Maria Delgia Lopes, 70 anos. Ela começou a frequentar o Bem-Viver recentemente após orientação médica. Ela sofre com crises de ansiedade e convive com problemas em uma das pernas. Após ser encaminhada pelo médico da rede SUS Contagem, ela já usufrui da fisioterapia. “Se não fosse um local como este, que tem me ajudado com a fisioterapia, mas também é um momento para conversar, encontrar as pessoas, construir laços, eu não sei o que seria. Agradeço todos os dias a Deus.”
Grande revolução na saúde pública de Contagem
Em primeira mão a prefeita, Marília Campos, informou a plateia de idosas e idosos que nesta semana vai assinar com o governo federal um convênio para a vinda de 200 médicos, dentro do Programa Federal Mais Médicos. Juntamente com isso, a saúde pública de Contagem vai dar um salto de qualidade.
“Vamos ter 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) referências que terão horário estendido até às 22h, inclusive abrindo aos sábados. Nelas haverá uma equipe multidisciplinar com especialistas como cardiologistas, geriatras, infectologistas, dermatologistas, entre outras. O nosso objetivo é diminuir o encaminhamento para um lugar especializado e a pressão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Vamos levar o atendimento médico para mais próximo da população”. Ao final da grande boa nova, prefeita foi aplaudida por todos os presentes, pois as mudanças na saúde pública de Contagem serão históricas e pioneiras. Os detalhes, mudanças serão divulgadas em breve pela Prefeitura.